Home | Contato
.:: Dicas ::.
.:: Agenda
.:: Artigos
.:: Competições
.:: Lançamentos
.:: Notícias
.:: Oficina Online
Free counter and web stats

18/05/2024


 19/04/2012 - Dicas de segurança e manutenção para pneus de motociclistas



Quando o assunto é a troca de pneus para motocicletas, é importante fugir de soluções temporárias. Apesar de ser uma alternativa mais econômica, os chamados equipamentos “quebra-galhos” servem apenas como uma opção temporária até o condutor se deslocar a uma oficina e fazer a substituição do pneu, garantindo a sua própria segurança e a do garupa.

No mercado, a maioria das motocicletas está equipada com pneus com câmaras de ar. Quando esse tipo de item furar, o ideal é fazer a troca da câmara por uma nova, garantindo uma melhor performance para o pneu. Também é aconselhável solicitar a inspeção dos aros da roda em busca de possíveis danos que possam furar novamente a câmara de ar ou o pneu. Além disso, é importante evitar a utilização de ferramentas pontiagudas ou cortantes para retirar o pneu.

Alguns fatores, como o tipo do desenho do pneu, condições atmosféricas, trajeto percorrido diariamente, características da motocicleta, estilo de pilotagem e desalinhamento da banda de rodagem podem aumentar ou diminuir a vida útil de um pneu. É importante estar atento à profundidade do friso na faixa central. Outra dica é caso perceber que a motocicleta está um pouco instável, especialmente em curvas, é examinar primeiro a calibragem. Se estiver correta, a recomendação é analisar o desgaste dos pneus.

Para saber o limite em que se pode rodar com segurança é indicado procurar a seta ou a sigla TWI (Tread Wear Indicator), marca indicadora de desgaste dos sulcos na lateral do pneu. O TWI mostra onde estão as saliências de borracha, que servem como referência do limite de utilização, ou seja, quando a banda de rodagem coincidir com o marcador TWI é hora de trocar o pneu. Outro indicador é a profundidade dos sulcos, que segundo a legislação brasileira para motos não pode ser inferior a 1,00 mm.

Pneus com calibragem correta duram mais e possuem melhor desempenho. Por isso, esse item deve ser conferido sempre. A verificação deve ser feita com os pneus frios, já que pode haver variações de acordo com o peso e estilo de pilotagem do motociclista e, ainda, pelo tipo de terreno, de modelo de pneu e da moto. É importante fazer a avaliação da calibragem do pneu pelo menos uma vez por semana e estar atento aos valores indicados pelo manual do proprietário ou em alguma etiqueta de advertência colada na motocicleta. Outra dica importante: quando levar garupa ou bagagem pesada, calibre o pneu para essa situação de uso, garantindo um menor desgaste para o componente.

Resolução Recomendada: 1024x768 ou Superior
©2001-2009 - Programa Alta Rotação
Todos os direitos reservados®
Santos - SP - Brasil