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18/05/2024


 11/03/2012 - Segunda sonda lambda ajuda no controle de poluentes



A segunda sonda lambda já mostrou-se eficaz na melhoria da qualidadade do ar. O dispositivo tem papel importante no controle de emissões de poluentes do motor automotivo, além de contribuir para a redução do consumo de combustível.

                A partir de 2011, a instalação da segunda sonda lambda tornou-se obrigatória para os motores que utilizam vela de ignição para iniciar a queima de combustível, ou seja, todos os veículos leves movidos à gasolina, etanol ou GNV. A regra foi determinada pela resolução 354/2004 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

                A sonda lambda, também conhecida como sensor de oxigênio, tem como função analisar a condição da queima de combustível e detectar os níveis de oxigênio nos gases de escape do motor, informando a qualidade da mistura de ar e combustível à unidade de controle do veículo (ECU). O dispositivo compara a concentração de oxigênio nos gases do motor com o ar ambiente, possibilitando o ajuste da quantidade de combustível injetado na câmara de combustão.

                A segunda sonda lambda, por sua vez, é instalada no sistema de exaustão do veículo, após o catalisador, e avalia os gases que já passaram pela ação desse dispositivo. Ela não atua diretamente na informação sobre a mistura, mas verificando se a primeira sonda e o catalisador estão atingindo os resultados esperados na correção da mistura. Esse sistema é chamado OBD-BR2, On-Board Diagnostics (do inglês, sistema de diagnose de bordo).

                Os principais ganhos da segunda sonda lambda são o controle mais eficiente das emissões de poluentes e economia de combustível gerada com o uso do dispositivo. O uso inadequado da peça pode causar queda de rendimento do motor, dificuldades na partida, falhas, redução da vida útil da bobina e do distribuidor, além de causar danos avançados ao catalisador.

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